sexta-feira, maio 19, 2017

Ouvir Youtube no background do seu celular - 2019

Há momentos em que queremos aproveitar apenas o áudio de algum conteúdo no youtube - seja para ouvir uma música, podcast, vlog, etc - e isso é fácil o bastante de fazer no desktop. Mas e em smartphones? Quem tem gosto pelo background play pode ter percebido que de uns tempos pra cá ele foi se tornando inacessível. Pesquisando como voltar a fazer isso em meus smartphones, resolvi montar um post rápido e mais atualizado para vocês:

Em Android

Tenho um Zenfone 5 (versão Android 5.0) e atualmente consigo reproduzir o audio assistindo o vídeo por alguns segundos no app do Youtube (sem o uso de browser) e desligando a tela. O audio será interrompido, aí é só ligar a tela novamente e ativar o botão"play" que aparecerá na interface da tela de bloqueio.

Passei muito tempo sem conseguir reproduzir qualquer coisa do Youtube neste smartphone em background ou com a tela desligada, então essa descoberta recente foi ó: Linda. ♥

Em iOS


Uso um iPad Mini 2 (iOS 11.1) e perdi todas as maneiras de fazer tal reprodução há pouco mais de um mês. Mas seguem algumas sugestões para quem gostaria de experimentar:

Menu swipe inferior do iPad mini, com o menu de audio.

  • Abrir algo no app do Youtube, alternar o aplicativo e conferir se, mesmo com o som interrompido, surge algum botão de play na interface. Ele pode ficar tanto na tela de bloqueio quanto ativando o menu inferior do iPad, fazendo um swipe a partir borda inferior, de baixo para cima. O nome do vídeo deve aparecer na interface.
  • Use o Youtube em browsers diferentes (Opera, Firefox, Chrome, Safari, etc) e teste o mesmo procedimento. O Safari foi o último a funcionar para mim, mesmo que o aplicativo do Youtube não funcionasse.
  • Se abrir o vídeo num browser não funcionar, tente também os seguintes passos: Depois de abrir o vídeo no browser, dê play, e abra uma nova aba no navegador. Espere a nova aba carregar e experimente desligar a tela agora.
  • Se o seu iOS tem suporte: Ativar e testar tanto o youtube quanto os browsers usando o Split View (que divide a tela em 2 aplicativos) e o Slide Over (que abre um overlay menor com um aplicativo secundário.) Eles podem ser altivados nas funções de multitasking, em Settings > General > Multitaskin
  • E o que menos recomendo: Testar aplicativos que contornem os bloqueios.

Importante: Se o passo de ouvir pelo browser funcionar, atualizar o browser pode voltar a fazer com que ele não reproduza o audio com a tela desligada.

Por que está cada vez mais difícil ativar o Youtube no Background do seu smartphone?

Atualização de 2019

O YouTube Red chegou no Brasil como YouTube Premium, e por enquanto está R$20,90.

Texto antigo

O YouTube Red, anunciado no final de 2015, é um serviço pago para usuários de Youtube que permite retirar os ads dos vídeos, salvar vídeos offline e a tão desejada capacidade de ouvir os vídeos no background. Vendo a demanda por essa feature, com o tempo nossos smartphones e browsers tiveram o "cerco fechado" e foi ficando cada vez mais difícil ativar esta função.

Isso tudo é feito, claro, com o objetivo de assinarmos o Youtube Red. Ao que tudo indica, ele custará em torno de R$15 no Brasil, e quem assina o Google Play Music já teria acesso ao Red. Mas é aí que está o problema: Mais de um ano passou e ainda não temos o Youtube Red no Brasil. Ou seja: Não há nem como acessar o serviço legitimamente, nem aproveitar a reprodução gratuita no background enquanto ele não chega aqui.

Um sentimento: ಠ_ಠ
Havia aplicativos que contornavam tais bloqueios, mas atualmente não os encontro mais (nem confio neles, honestamente, haha.)

Como você está ouvindo?

Avise nos comentários caso tenha sucesso com alguma das sugestões ou tenha alguma dica nova! E, de preferência, informe o modelo do seu smartphone e versão do sistema operacional. Para ajudar mais pessoas, coloco sua informação aqui, com os seus créditos. Obrigada! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário